A Pediatria constitui-se em uma especialidade da Medicina que estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento até a adolescência, ou ainda antes dele, na fase perinatal, quando há necessidade da intervenção pediátrica.
O pediatra visa em sua profissão fins preventivos, que incluem prevenção de acidentes, imunizações (vacinas), aleitamento materno, ou apenas buscando o acompanhamento da criança e do adolescente através de orientações necessárias ao seu crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura) ou ainda fins curativos, que são procedimentos e tratamentos das diversas patologias que acometem as crianças e adolescentes, utilizando-se do melhor de sua capacidade profissional, habilidades técnicas, conhecimento científico e compromisso ético, objetivando a manutenção ou recuperação da saúde da criança ou do adolescente.
O bebê deve ir ao pediatra pela primeira vez até 5 dias após o nascimento, sendo que a segunda consulta deve acontecer até 15 dias depois do nascimento do bebê para o pediatra avaliar e acompanhar o ganho de peso, a amamentação, o crescimento e desenvolvimento do bebê e o calendário de vacinação.
As seguintes consultas do bebê no pediatra devem ser feitas da seguinte forma:
É importante os pais anotarem todas as dúvidas entre os intervalos das consultas como dúvidas sobre a amamentação, higiene corporal, vacinas, cólicas, fezes, dentição, quantidade de roupas ou doenças, por exemplo, para estarem informados e adotarem os cuidados necessário à saúde do bebê.
Além das consultas regulares ao pediatra, é importante levar o bebê ao pediatra na presença de sintomas como:
Na presença destes sintomas é importante levar o bebê ao pediatra porque ele pode estar com uma infecção, como infecção respiratória, na garganta ou urinária, por exemplo, ou desidratação e, nestes casos, é importante ser tratado o mais rapidamente possível.
Em caso de vômito ou diarreia com sangue, queda ou choro intenso que não passa, por exemplo, é recomendado levar o bebê imediatamente ao pronto-socorro, pois estas situações são urgentes e necessitam de tratamento imediato.